segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Amigatos e os padrões de pelagens

Bom, pessoas, para quem acompanha o blog sabe que eu andei fazendo fofoca sobre as cores dos nossos amados felinos. Como elas acontecem nesse meio e como nós, humanos, para não enlouquecermos com tantas maravilhas felinas, resolvemos dividí-las em padrões, assim como suas disposições pelo corpo do gato. Então falamos sobre o padrão tabby, o sólido, o bicolor, o tricolor e finalmente os colorpoints e suas variações.

Como forma de homenagear essa riquíssima variação, resolvi pedir emprestadas fotos dos amigateiros que nos acompanham. Desse modo, pude fazer um post exclusivo dedicado a comentar sobre qual padrão de pelagem cada um deles possa se enquadrar. Garanto que não é fácil, muitas vezes os bichanos nos confundem muito, mas é uma atividade bastante prazerosa, assim como qualquer outra forma de contemplar a beleza felina.

Para fazer jus à bela formatação de cores que os gatos possuem, o que eu chamo de cat design, resolvi formatar as fotos também, criando um design bacana com todas as fotos que vocês me enviaram. Eu espero que vocês gostem!

Então vamos lá,
começaremos com as maravilhosas amigatas Laura (Lala) e Mel (Lele), companheiras da Karina Inamine. Laura, uma bela representante Bicolor Preta e Branca (aparentemente touca e sela), cujas cores são acompanhadas de incríveis olhos verde água, o que completa o layout do visual!
A Mel, para enlouquecer de vez, vem com tudo, representando um Sólido Creme peludinho acrescido de delicados toques tabbys, como vocês podem observar as discretas listras em suas patas e o suave M em sua testa. É ou não é excesso de formosura?

Ned é o companheiro da Pinha Pächer. É neném e é novo na blogatosfera! Não tem como resistir um baby tão fofo que já chegou arrasando com um Tabby Listrado Amarelo! Assim como toda criança, Ned é muito espoleta, sem entretanto perder essa felinidade charmosa que todo gato possui!

Mina, a gata da casinha da Milene Widholzer, tá dando pano pra manga. Eu acreditava que ela seria Bicolor Tabby Marmoreado Dourado (canela). Mas Milene me convenceu, com essas lindas fotos, que a Mina se enquadra em um padrão Tricolor Tabby Marmoreado, também chamado Caliby ou Calico Torbie Marmoredo. O fato é que a Mina é bastante sofisticada, misturando Tabby Marmoreado com canela e branco! E eu duvido que alguém tenha a coragem de dizer que as cores ficaram carregadas para uma bela senhora de idade como a Mina!!

O charmoso Darwin, da Karina, vem para mostrar que um tuxedo (sinômimo de  smoking, terno) não se usa só em preto! Ele faz questão de ser um Tuxedo Tabby Listrado Marrom! Imagina um gato dessses num baile de gala! Em um casamento então, roubaria todas as atenções que seriam da noiva!! Se cuida, Tixa!!

Juca, para não ficar de fora, arrasou com um duo preto e branco, um belo representante Bicolor Preto e Branco #4, com manchas em quase todo o corpo e um fofo cavanhaque para complementar o traje! Mais um pouco de preto na escápula e o Juca entraria para o rol dos tuxedos, mas a verdade é que o Juca quis fazer charme, puxando o paletó dos ombros!!
  
Já a cunhada do Juca, Tixa, a amiga da Eve, também não fica de fora ao exibir seu Bicolor Preto e Branco Touca e Sela. Assim como o Juca, ela sabe que, fazendo a mistura perfeita do preto e branco, ela atrairá ainda mais admiradores. E é por isso que linda do jeito que é, Tixa já tem um namogato. Então, por favor, pretendentes, não insistam!

Seu irmão, Shake, com esses lindos faróis azuis, não quis ser apenas um creme gostoso. Resolveu estampar o rosto, as orelhas, patinhas e a cauda com uma coloração um pouco mais escura, representando um belíssimo Mink Creme. É aquele tipo de cara que adora adicionar alguns detalhes que fazem uma enorme diferença no resultado final.

Mas Juju, só pra contrariar, resolveu resolveu adicionar, ao creme gostoso, discretos tons de tabby. E provou que ser uma representante do Sólido Creme tornou-a linda e maravilhosa! O que ela quer nos dizer é que simplicidade também é uma marca de estilo e sofisticação, e que também dá uma grande diferença no resultado final!

Na figura acima, temos um filme com dois gatos e com muita diversão! Sim, os gatos fofos da Susana Tamassia arrasam ao provar como podem divertir o mundo com uma bela amostra de magníficas pelagens. O Samuca, à direita, garante que, ao contrário de oncinha, estampa tigrada é o que está na moda! Seu Tabby Listrado Marrom, com listras bem suaves, não me deixa mentir. Olha só o porte que ele fica para nos mostrar o esplêndido manto que nos remete aos ancestrais felinos! Não dá para negar que um gato barcino é sempre muito estiloso!
Já o Zé, à esquerda, um pouco mais invocado, resolveu adicionar em seu tigradinho, um branquinho a mais, tornando-se um belo representante Bicolor Branco com Tabby Listrado Azul Manto e Máscara. Segundo ele, isso torna o narizinho rosa e atrai ainda mais ataques de fofuras entre humanos. Eu sei que você gosta, Zé!

Para Rosinha, companheira da Juliana e da Mel, ser uma tortie já é algo muito especial. Mas para tornar-se ainda mais, Rosinha decidiu dar uma esfumada no preto, tornando-se uma Tortie Diluída. Maquiagem de bom gosto é para poucos, assim como para Rosinha, provando ela é uma das poucas com essa aptidão!

Na mesma casa, adquirindo a mesma aptidão para bom gosto, Yoshi nos mostra como dar valor a uma bela vestimenta com muita ordem na disposição das cores. Para isso, Yoshi escolheu ser um Bicolor Azul e Branco Touca e Sela, e não para por aí: complementa o belo visual com uma negra delineada pelos olhos! Dá pra resistir?

A nossa eterna diva prateada Rutha ainda faz muito jus ao título de diva. Com muito bom gosto e sofisticação, Rutha possuía um manto magnífico e exclusivo Sólido Azul, um azul bem marcado. Segundo Laís, sua amiga e confidente, todos a consideram cinza, mas em seu registro, consta como azul. De fato, nas classificações para criadores e pedigrees, a nomenclatura cinza raramente é utilizada, ficando mais em uso o nome azul para esse tipo de coloração. Mas nada nos impede de denominar Rutha dos mais variados adjetivos: azul, cinza, prateada, charmosa, divina... Diva!
 
E Rutha também soube passar todo seu charme felino para sua filhota, a Pink. A verdade é que os filhos sempre tentam imitar seus pais, mas procuram também deixar uma marca de sua individualidade. Geneticamente, Pink adquiriu o azul de sua mãe, mas adicionou também um básico branquinho, tornando-se uma belíssima Bicolor Azul e Branco Manto e Máscara (apesar do filetinho branco na nuquinha, porém muito discreto). Pink com certeza, herdou muito estilo!


Nina Chan, a gata nipônica da Sandra Mitsue prova que gatos arrasam em qualquer lugar do mundo! Direto do Japão, ela deslumbra sua mistura siamesa, se mostrando uma Bicolor Branco com Point #5  com nuquinha branca e patas não brancas. Para completar o charme da Mix Siamesa, como Sandra carinhosamente a apelidou, Nina possui os olhos ligeiramente vesguinhos, característica típica dos gatos padrão colorpoint. Nyan nyan, Nina, você é uma graça!!

Agora vamos até a turma da Pretinha. Essa família com gradientes extremos e variados de cores confirma que um mosaico de gatos deixa qualquer humano hipnotizado, tamanha é a variedade de formosura!
Pretinha, chefe da patrulha da Adri, com um Sólido Preto nos remete aos ancestrais panterinos, invocando todo o charme misterioso que somente um felino negro possui. O manto escuro, sedoso e brilhoso é suficiente para deixar Pretinha completa, não precisando de nenhum outro artifício para incrementar sua beleza!

Charlott chega a dispensar comentários, né! Já até citei-a aqui no I/O Gatos, de uma coloração sem igual, Charlott, uma Calico Torbie Listrada Diluída, parece que foi banhada a ouro! Uma cor extremamente diferente, que inclui um tabby bem fraquinho (diluído), o branco e um suave amarelo, praticamente um dourado! Charlott é um verdadeiro tesouro!

Tom, com essa carinha de gato arteiro, é o típico homem: precisa de pouco para se arrumar, mas sempre arranja um algo a mais para ficar charmoso! Um gracioso Tabby Listrado Marrom, com listras um pouco mais marcadas, Tom ainda completa sua beleza com uma glamurosa cauda em pluma! Simplesmente irresistível!

Lilica, com todo seu jeitinho sublime, escolheu ser uma bela Colorpoint. Com um marrom intenso por todo o corpo, delimitado por pontas intensamente negras nas patas, face, orelhinhas e cauda, Lilica encanta qualquer um que cruze seu caminho. E um charme a mais: um vesguinho básico em seus lindos olhos azuis completam a obra!

Já Faísca não poupou esforços. Sua extraordinária cor azul clara fosca, mostra-nos que cores únicas apenas deixam o indivíduo exclusivo. Basta saber usá-las. Um belo Sólido Azul como Faísca nos deixa com a intensa vontade de admirá-lo permanentemente! Será que ele se incomodaria com tanto assédio?


Mião, da Carol Liôa, é uma coisa de louco! Explica-me se há como resistir a um Bicolor Branco com Tabby Listrado Preto com uma cauda tão plumosa como essa? Sempre haverá por aí indivíduos que adoram adornar-se com com detalhes tão sofisticados e exóticos, assim como Mião! Que belo indivíduo diferente!

E por falar em diferente, as cores do Yeé Yeé, confirmam que gatos realmente não tem limites ao fazer o uso delas. Um Bicolor Arlequim Preto e Branco lindo como esse e que ainda resolve fazer charme cruzando as patinhas... sem palavras!

Se gatas calico dão sorte, realmente não há como saber. Mas que são lindas, isso ninguém tem o que discutir. Prova disso é a Formiga, uma perfeita representante Tricolor Completa que deslumbra com toda graça suas três fortes cores. Mas sejamos sinceros: sempre há sorte para quem possui um gato ou uma gata!!

Sabendo da fama dos calicos da sorte, Skol adorou a ideia e quis tornar-se calico também. Só que resolveu dar uma incrementada em seu tricolor, revestindo-se como uma legítima Calico Torbie Listrada. E ao posar para a foto com ar de modelo, só confirma todo o charme de Skol!


E para finalizar, essa gatinha cuti cuti aqui, segundo a Carol, ainda não tinha nome quando foi para a adoção. Mas uma coisa ela tinha de sobra: muito estilo com essa linda pelagem Tricolor Arlequin, super diferente! Com certeza a família que a adotou se encantou com tanta formosura proporcionada por essas cores dispostas de maneira tão fofa!

Peraí, peraí, peraí, acabou não!! Atualizando o post, sem poder deixar para trás, a linda gatupira da Aline. Apesar de confundir gata riscada com gata que risca, Chloe, é uma doce mini jaguatirica que inebria qualquer humano com essa bela pelagem Tabby Listrada Marrom! Definitivamente, ela pede para ser afofada enlouquecidamente por qualquer um que cruze seu caminho!


Bom, pessoas, no fundo no fundo essa foi mais uma amostra do amor que eu sinto por felinos do que uma explicação propriamente dita. Não dá para padronizar os gatos, cada um é único, mesmo sendo alguns com pelagens muito parecidas. Talvez a única coisa que seja idêntica é a paixão que o ser humano adquiriu pelo gato! E acho que somente um grande pintor do porte de Leonardo da Vinci para descrever o gato na perfeição de seu design: "Mesmo o menor de todos os felinos é uma obra de arte!"
Espero que, um dia, todas as pessoas do mundo tenham o prazer de apreciar essa magnífica obra de arte!

Uma ótima semana a todos vocês!

15 comentários:

  1. Parabéns Lívia!!! Amei as definições de padronagem!!
    Me deu vontade de ter um de cada tipo!!

    ResponderExcluir
  2. Não é para morrer de tanta fofurice???? Afffe!

    ResponderExcluir
  3. Só pra variar eu amei o seu post, Lívia! Você descreveu com tanta delicadeza e carinho cada uma das pelagens dos amigatos que eu vomitei arco-íris aos montes hehe.
    Como mãe coruja que sou, adorei as montagens que você fez com as fotos do Juca e do Darwin. Já vou salvar no meu computador. Realmente felinos são como obra de arte e fico com pena de quem ainda não se permitiu experimentar a companhia de um gato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lívia parabéns, a postagem ficou incrível! Não vejo a hora de mostrar pra turma aqui de casa o post fofo que fizestes.
    Eu estou tendo ataques de fofurice... é muito gato lindo nessa postagem - "feijõezinhos de todos os sabores", rsrs. Cada gato fofo, cada pelagem tão linda... São verdadeiras obras de arte mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Well done on the pictorial! We had to laugh at Yee Yee's colors. It's very unique! And the black and orange spots on the back of kitten cuti cuti is very similar to what Meow-Me has.

    ResponderExcluir
  6. Quanta fofura *-*
    Você fez uma postagem linda! Adorei as definições que você colocou!!!
    Aí, corri e chamei minha mãe pra ver a postagem... ela também amou!!!
    Como é possível uns serzinhos desses serem tão encantadores?!
    Hoje em dia posso falar: sou gateira assumida e com muito orgulho!!!!
    Amo e não consigo mais viver sem!
    Aiii.... tô "vomitando arco-iris" até agora!!!! rs
    Todos lindos e fofinhos!!!!

    Beijos e ótima semana ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu estava ansiosa por este post e valeu a pena esperar, ficou maravilhoso. Cada bichano mais lindo que o outro e emoldurados como obras de arte. Adorei Lívia.

    ResponderExcluir
  8. nossa quanta explicação linda! axo q virei expert em cores d gato! Olha vou fazer meu TCC sobre isso kkkkk no dia q eu fizer uma faculdade d veterinaria claro! ñ esta longe rsrsrsrs bjsssssssss

    ResponderExcluir
  9. Quase tive uma overdose de tanta fofura...mas é claro que as minhas bebês são as mais lindas e ficaram em primeiro no post...amei...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Lívia ....
    Que linda postagem ....Parabéns! Muito bem explicadinho...Amei! Amei e Amei....Farei uma abordagem do seu post lá no Denguinho....
    Beijos!
    San....

    ResponderExcluir
  11. Oi Lívia,

    Amei o post! Super bem explicado, e todos os gatos são lindos!
    Obrigada por ter incluído o Ned!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhosooooo! Amei todos os gatinhos maravilhosos e principalmente as minhas adoradas felinas! Você fez um post tão lindo e emocionante que eu fiquei com vontade de ter muitos gatos, só ficou faltando um gatão amarelo (o Ned é muito novinho ainda...). Muito obrigada pelas lindas palavras, me emocionei!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  13. Livia, seu post ficou lindo, adorei cada padrão e as suas palavras carinhosas diante de tantos gatinhos amigos. Já li e reli várias vezes a postagem, e amei demais. Achei que você foi superdelicada na montagem das fotos e no texto. Parabéns!
    Também vomitei vários arco-iris e tive overdoses de excesso de fofura desses gatinhos amados.
    Obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Lívia,

    Estou vindo do blog da Nina, vim conhecer seu trabalho e estou aqui encantada com sua criatividade (a maioria já são nossos amiguinhos!!) e beleza dos seus felinos.

    Vamos estar sempre por aqui, e quando você lançar um outro "CAT DESIGN", vamos ficar bem felizes em participar!!

    Tenha uma ótima semana,

    beijinhos

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...